giovedì, febbraio 09, 2006

Fortuna Imperatrix Mundi

O Fortuna velut luna statu variabilis,semper crescis aut decrescis; vita detestabilis nunc obdurat et tunc curat , ludo mentis aciem , egestatem , potestatem, dissolvit ut glaciem

Ó Fortuna variável como a lua/sempre cresces ou minguas; vida detestável/hora frustra/ora satisfaz/brincas com os nossos sentidos /a miséria/o poder/ fundem como gelo em ti.


Alguns acontecimentos me fizeram pensar a respeito dela , da fortuna , que eu não entendo como sorte mas sim como destino. O destino nos atropela sem que ao menos o percebamos. Em um momento, vc poder estar bem, alegre , trabalhando, namorando , estudando e no outro, contrair uma doença desconhecida que deixa seqüelas que dificultam locomoção e fala , e num instante , perder casa , namorado, independência , como o que ocorreu com uma amiga que revi na semana passada . A fortuna se abateu sobre ela impiedosamente.
De repente, vc está vivendo sua vida ,triste e preocupada por saber que sua mãe tem uma doença complicada, mas que até então ela administrara relativamente bem, quando, rapidamente , em questão de três dias ela se vai para todo o sempre, como o que ocorreu com minha colega de serviço hoje pela manhã. È a fortuna girando sua roda rota tu volubilis status malus.
E então a roda também gira para vc e ela se manifesta através da notícia desesperada que sua avó falecera às três da manhã . E como diz a música quod per sortem sternit fortem/mecum omnes plangite (pois que a sorte esmaga o forte/chorai todos comigo)


1 comentários:

Samara L. ha detto...

Meu abraço virtual e todos os meus sentimentos de conforto contigo. Beijos, minha querida.