lunedì, ottobre 31, 2011

Doces, truques ou filmes


E como hoje é o Dia das Bruxas, não poderia deixar de evocar uma breve seleção de filmes de arrepiar os cabelos, testar a resistência cardíaca e roubar o sono das almas mais impressionáveis.Irei me limitar a apenas três indicações , já que o tempo é breve e tenho doces ou truques a providenciar.


Não irei incluir os velhos e eternos clássicos Nosferatu e Drácula (1931) , mas sim, por assim dizer, novos clássicos. Assim sendo, não poderia deixar de lado O Exorcista(1973). A história da menina possuída pelo demo conquistou uma legião de fãs além de ganhar o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som. Se não me engano, foi também o primeiro e único filme de terror da história a ter sido indicado ao prêmio de Melhor Filme.
Continuando com os novos clássicos, vale lembrar um filme que me assustou quando ainda era uma bezerrinha: A Morte do Demônio(1981). Eu considero o filme um marco, ao ensinar a Hollywood como produzir algo de qualidade com um orçamento diminuto.. As tomadas em que a câmera fazia as vezes de demônio e perseguia os personagens causavam um efeito impressionante e revelavam o talento e a criatividade de Sam Raimi ao mundo.

E para terminar, um filme que não tem nada de sobrenatural, só para nos lembrar que o horror é humano, demasiado humano . Indico um filme que assisti sem qualquer pretensão mas que acabou me surpreendendo pela forma com que a narrativa foi apresentada.Em Rejeitados pelo diabo(2005) Rob Zombie parece ter acertado a mão ao misturar dois ícones do cinema de horror dos anos 70 (Ken Foree e Michael Berryman) a um roteiro com estilo de road movie com clima de faroeste, com direito a perseguição do xerife. O filme , tosco, violento, trash consegue em meio ao rastro de corpos e sangue fazer com que você crie uma certa empatia pela família de psicopatas Firefly.

E para encerrar a noite, nada melhor e mais apropriado do que espantar os seus próprios demônios e soltar as suas feras embalado pela  minha adorada banda de horror punk The Misfits.

 

0 comentários: