lunedì, ottobre 24, 2011

Um triste addio ao Urso Cabeludo


Ontem os roncos dos motores da MotoGP se silenciaram em uma curva de Sepang. Na segunda volta, Marco Simoncelli, o Urso cabeludo, promessa de renovação entre os pilotos italianos, sucessor de Valentino Rossi no coração e nas pistas, caiu em uma curva , ao duelar com Alvaro Bautista.Super Sic, como é conhecido no meio, escorregou na saída da curva. Mas, inexplicavelmente ,  ficou preso a moto.Acabou escorregando para o meio da pista, sendo atingido em cheio por Colin Edwards, evento presenciado pelo "irmão mais velho", Valentino Rossi, que vinha logo atrás.Valentino, pelo vídeo, conseguiu desviar do seu "fratello minore", como ele se referia a Marco.
A imagem do capacete de Marco voando em direção ao gramado da área de escape é impactante. Como explicar que um equipamento de primeira linha, com sistema de fechamento especial tenha voado pelos ares? A força do impacto foi arrasadora, sem dúvida.
Simoncelli permanece ali, imóvel em meio a pista, enquanto Edwards voa e Valentino freia.
Por causa do atropelamento, Marco  sofreu diversos traumatismos na cabeça, no pescoço e no peito. Inconsciente, foi atendido pela equipe médica e sofreu uma parada cardíaca.
A reanimação continuou durante 45 minutos, só que em vão. Marco Simoncelli veio a falecer aos 24 anos , às 16h56 (no horário local, 6h56 no horário de Brasília)  no mesmo circuito em que se proclamou campeão do mundo na categoria 250 cc.em 2008.
Marco disse adeus fazendo aquilo que mais gostava. Deixa as pistas para subir aos mais alto dos pódios.  E todos que pilotam sabem que sempre vivemos a um ronco, a uma freada, a uma curva, a uma derrapada, a uma queda do abismo. E isso não nos faz mais irresponsáveis, pelo contrário, nos torna mais lúcidos e conscientes do quanto a vida é preciosa e de que todo momento é inigualável, único. Vislumbramos com mais frequencia (e melhor) do que ninguém o significado da palavra fatalidade.
Addio, caro Marco!Os motores ainda irão roncar, mas no nosso coração restará o silêncio da tua ausência.  Espero que onde quer que estejas não faltem novas e desafiantes curvas...
Riposa in pace, Super Sic...

0 comentários: