mercoledì, giugno 21, 2006

Sementes da esperança (ou da discórdia)

Os Noruegueses andaram vendendo bacalhau demais para o meu gosto....Ou alguém encontre alguma explicação para a última empreitada viking. Com uma população rica, com a qualidade de vida mais elevada do mundo, terceiro maior exportador de petróleo , um país sem graves problemas administrativos, é da Noruega a iniciativa de criar um cofre de alta segurança medindo quase a metade de um campo de futebol americano (cerca de 45 metros x 24 metros) escavado numa montanha em ilha remota acima do Círculo do Ártico. Cercas, detectores de movimento, portas de aço herméticas, concreto, e claro, os fofos ursos polares que rondam do lado de fora protegem um tesouro: sementes. Sim, sementinhas de todos os tipos que dentro de condições apropriadas germinam e fornecem alimentos para a humanidade há cerca de mais de 10 mil anos, quando supostamente surgiu a agricultura.
Cem países firmaram acordo para a criação deste banco de sementes , milhões e milhões delas, de todos os tipos de alimentos do planeta, iniciativa que vêm sendo chamada de “cofre do juízo final” ou “Arca de Noé das sementes” . Os apelidos se justificam já que a finalidade é assegurar a continuidade das espécies agrícolas e também do ser humano, uma vez que no caso de um asteróide , um cometa , um holocausto nuclear, uma guerra química devastadora ou qualquer outra catástrofe , é para este cofre que iremos correr para garantir o arroz e feijão de todo dia .
A atitude é louvável, e até importante, diria, se pensarmos que essa iniciativa pode salvar certas espécies da probabilidade da extinção. Mas cá entre nós, amigos ruminantes, será que se ocorresse uma catástrofe nuclear , a queda de um asteróide, o fim da camada de ozônio ou o diabo que fosse essas sementes encontrariam ambiente propício para germinarem? Existiria água e solo não contaminado que favorecesse o desenvolvimento de qualquer espécie viva???
Se pensarmos nos absurdos que o homem vem cometendo contra seu próprio habitat, a extração desenfreada , a poluição, o desmatamento, os testes atômicos, o emprego de pesticidas etc e etc será que restará algum ser vivo pluricelular capaz de abrir o tal cofre das sementes ?Só mesmo Ahasverus, condenado a vagar até o fim dos tempos...E se sobrar só ele mesmo, o maior tesouro da terra estará em mãos judias , só para variar....

PS:Antes que alguém me tache de anti-semita, esclareço que isso não foi um comentário maldoso, até porque o sangue de Salim também corre pelas veias bovinas dessa que vos muge....


0 comentários: