Sempre fui uma entusiasta do cineasta chinês Wong Kar Wai .2046 ficou gravado em minhas retinas e na minha mente para todo o sempre, de modo que fiquei extremamente entusiasmada diante da notícia de que seria lançado seu primeiro filme em língua inglesa, My Blueberry Nights (2007)(Um beijo roubado)contando com um elenco talentoso e bastante interessante, e que reúne nomes como Jude Law e Natalie Portman e a tímida Nora Jones no papel da protagonista.Pois bem, tenho acompanhado a crítica especializada e ela tem sido unânime em afirmar que o filme é um deleite aos olhos, mas que peca por uma trama meio desconexa, sem profundidade e que não desenvolve as personagens da maneira adequada. Não posso dizer que eles estão certos, já que não assisti ao filme ainda. No entanto, sabendo que as trilhas sonoras dos filmes de Kar Wai são sempre muito ricas, envolventes, já que o amor, o amar ou a impossibilidade da sua realização sempre é o fio condutor de tudo, decidi baixar a trilha que antecipadamente sabia ter canções de Cat Power (que aparece no filme tb.) e da própria Nora Jones. Bom, como nada posso dizer sobre o filme, vale fazer alguns comentários sobre a trilha e sobre uma grata surpresa que acabou se vinculando a ela, e que só se tornou possível em tempos interneticamente globalizados e cujos detalhes contarei em seguida...
Vamos então a trilha... Alguém se lembra do tema de Amor á flor da Pele?Pois bem, ele está de volta, quase irreconhecível, numa versão com direito a gaita de boca, meio folk.Por falar em folk, tem uma versão de Harvest Moon , que eu conhecia com o Neil Yong, na voz quente e deliciosa de Cassandra Wilson. E falando em voz deliciosa, me deparei com a canção Devil's Highway, da banda Hello Stranger, cuja vocalista Juliette Commagere é sensacional, com uma presença de palco incrível.Aliás, a banda, com exceção dela , indie dos pés a cabeça, parece saída de um vídeo de Woodstock.Não consegui baixar nada deles, mas ao procurar um videozinho no youtube, acabei me deparando com outra cantora cheia de estilo e dona de uma voz bem marcante, Nicole Atkins, de New Jersey e que lançou seu primeiro disco em 2007, chamado “Neptune City”, super-elogiado pela crítica. O som da moçoila, que além de cantar bem ainda é um colírio para os olhos em geral, mistura um rockzinho básico com alguns efeitos mais moderninhos. Gostei muito e recomendo, principalmente as faixas Love Surreal,Cool Enough,Together we are both alone e a própria Neptune City.Para quem quiser, fica aí minha dica bovina.
Além da ala feminina, a trilha também tem duas participações ilustres e sempre geniais: Ray Cooder e o argentino Gustavo Santaolalla.Provalmente, a grande maioria não irá ter o trabalho de comprar o dvd de My Blueberry Nights , mas duvido muito que não fique ao menos tentado em rodar a trilha sonora nos seus players. Se o filme é dispensável, a boa trilha consegue ao menos fixar na lembrança dos ouvintes um pouco do universo sempre flutuante, cheio de interditos e de desejos irrealizáveis ou incompletos, das dores e ensinamentos que o amor ou a perda dele acarretam e que o cineasta sensivelmente procura captar num jogo de luz, cores, figurinos, maquiagem, mas que também se completa através de belas canções.
lunedì, maggio 19, 2008
Um beijo roubado e uma trilha adquirida
Ruminado por Bellit às 3:19 AM
Iscriviti a:
Commenti sul post (Atom)
1 comentários:
Ó céus, eu realmente não tinha lido. Nem comentado.
Eu achei que, mas não. Isso que dá ter a Dori como amiga. Porque o personagem da Disney foi inspirado em mim (dopo boletas), até quiseram chamar de Samy, mas não toparam me pagar os direitos.
Isso é uma longa história. A trilha, no filme, parece ter músicas muito interessantes, mas que poderiam ter sido melhor utilizadas. Na minha leiga opinião.
Vou copiar o CD de ti, aí te ligo.
Beijos.
Posta un commento