venerdì, luglio 07, 2006

A meio metro do Metrô

Já faz algumas décadas que a população das grandes cidades reconhece o metrô como uma solução inteligente para o problema do transporte público. O metrô é sem dúvida o meio mais rápido , seguro, econômico e não-poluente para se deslocar de um lado para o outro em grandes metrópoles .


Transportando diariamente cerca de 2,8 milhões de usuários num único dia, o Metrô de São Paulo conta com quatro linhas e é o quinto do mundo em passageiros transportados ( 8,8 milhões de passageiros transportados por ano/ km de linha).Em primeiro lugar , vem o Metrô de Moscou, (12 milhões); seguido pelo de Tóquio (11,2 milhões) de passageiros; Hong Kong (10 milhões de passageiros) ; e Seul (9,6 milhões) de passageiros transportados por ano/ km de linha.
Com o uso do Bilhete Único, que permite o uso integrado dos ônibus municipais de São Paulo com a rede de trens e metrô pela tarifa de R$ 3,00 (desconto de R$ 1,10), existe a previsão de que o Metrô paulistano pule para a terceira posição no mundo entre os sistemas sobre trilhos com a maior proporção de passageiros transportados em relação ao tamanho da rede. Sim, pois mesmo sendo São Paulo a quarta maior cidade do mundo, o seu sistema metroviário conta com apenas 60 km, contra mais de 300 km em Londres, Paris ou Nova York, por exemplo.
Claro que existem tardias (e polêmicas ) obras de expansão , mas até o término destas, o sistema estará cada mais saturado, ultrapassando o limite considerado "suportável" de até seis pessoas por m² . Atualmente, nos horários de pico, os vagões têm transportado mais de oito passageiros por m²... Um sufoco daqueles , diga-se de passagem. Haja Rexona que resista....Pobre boiada, ali espremida como se estivesse indo para o abate !
E com esse bando de ruminantes a mais indo e vindo, era de se esperar que aumentasse a ocorrência de incidentes (e acidentes). Porém, o Metrô sempre manteve a política do "abafa o caso" , para manter seu alto índice de aprovação do usuário. Assim, quando ouvimos mensagens pelos alto-falantes como "este carro estará sendo recolhido por necessidades operacionais" ou " os trens estão circulando com maior tempo de parada e velocidade reduzida " sempre há algum motivo torpe por trás ....Alguma merda ocorreu e eles precisam dar uma desculpa técnica.
E percebi que nos últimos tempos essas mensagens estão cada vez mais freqüentes , indício de problemas , muitos problemas.
Eu, particularmente, destaco duas situações em particular . Uma ocorreu já há algum tempo , a outra hoje cedo, e acho que até posso chamá-la de "musa inspiradora" deste postzinho...J Então vamos lá...
Pois bem, estava lá eu , mucchina esperando o metrô , atrasada para o trabalho quando eis que ele chega. Sento-me no banquinho, faço aquela típica cara de vaca atolada e espero as portas se fecharem. Mas elas não se fecham. Se passa um minuto, se passam dois , minutos , se passam seis minutos. E nada.
Pensei cá com minhas mosquinhas : " A Lei de Murphy não perdoa" . Então escuto a voz do condutor : "Este carro está parado por problemas na rede. O serviço será normalizado em dez minutos " . Ok, o que são dez minutos de atraso a mais ou a menos quando se está fudidamente atrasado mesmo?????
E lá se foram mais dez minutos e nada. Eis que a voz do condutor surge novamente e despeja assim, como quem diz as horas : "O trem está parado devido a presença de usuário na linha na estação Jardim São Paulo . A situação será normalizada dentro de dez minutos". Ai caramba! Presença de usuário na linha???Managgia! Che casino! Era uma invasão do MST , o movimento dos sem trilhos???? Ou talvez algum obsessivo compulsivo contando os dormentes da linha Azul? Não, só poderia ser duas coisas: ou alguém caiu na linha e espera ser removido ou alguém se atirou na linha e será removido....Oh minha Santa Mimosa , protetora das muccas, me socorra. E lá se foram mais de vinte minutos esperando o usuário ter sua presença removida .
Ao chegar no trabalho, procurei desesperadamente por alguma notícia, para enfim desvendar o "mistério do usuário", mas nada , nenhuma notinha sobre algum maníaco-suicida ou sobre algum acidente. Foi quando um colega me revelou que o metrô não divulga para imprensa nada de desagradável que ocorra em seu interior. Mas é claro que algumas coisas acabam vazando , já que outros ruminantes como eu acabam mugindo na superfície o que ocorre dentro dos túneis.
E o que eu vi hoje merece um longo mugido , já que vi o quanto o metrô é ineficiente em emergências. Lá estava eu de novo atrasada (isso tá virando um péssimo hábito) quando chegou o metrô . Como é estação final, é de hábito todo mundo descer, as portas ficam abertas por um certo tempo , ouve-se o habitual sinal e elas se fecham. Porém, hoje , as pessoas desceram e quando os que iriam embarcar se encaminhavam para as portas elas se fecharam, repentinamente. Por pouco uma delas não guilhotinou a senhora que estava na minha frente. A mesma sorte não teve a pobre velhinha a minha direita , já que a porta a surpreendeu com tudo, pegando seu corpo (ou sua perna, não deu para ver) e a derrubando com força. Ela ficou lá , caída , chorando de dor sem conseguir se levantar . Prontamente fomos atendê-la , mas ela não conseguia se mexer e chorava . Fiquei ali, num misto de choque e revolta, e nenhum funcionário do metrô aparecia . Ninguém além das pessoas que escaparam das portas assassinas prestava assistência à velhinha, que teve suas coisinhas espalhadas pelo chão, já que o impacto foi tão grande a ponto de fazê-la derrubar as sacolas que carregava.
E mais ou menos uns dez minutos depois apareceram dois seguranças brucutus do metrô, puxando a velhinha pelo braço para levantá-la . Mas não dava , a coisa foi séria , ela havia caído toda retorcida... Algumas pessoas reclamavam, muitas ficaram indiferentes , outras , diante da demora , foram para a outra plataforma e pegaram outro metrô.
O mais absurdo é que o metrô ficou parado na plataforma o tempo todo até a chegada dos brucutus . O mais surpreendente é que com a velhinha ainda deitada no chão,ultrapassando visivelmente a tal faixa amarela, o condutor psicopata fechou as portas e partiu. Fiquei p.... da cara, mas C'est la vie...
E não é que lá pelas tantas o condutor anuncia que o trem será recolhido na próxima estação. E lá vai mais uma prece a minha Santa Mimosa. A boiada toda desceu e o psico- condutor seguiu . E torço para que o comunicado "Este trem será recolhido na próxima estação por exigência do sistema", dentro da linguagem codificada dos metroviários, possa vir a significar , na realidade, "estou indo até a chefia tomar uma baita de um xixi pela cagada que acabei de fazer... ".
Será ???


2 comentários:

Anonimo ha detto...

Hora de "xisnovear" a galera.

Conheces algum jornalista em busca da matéria perfeita? : )

Samara L. ha detto...

Aaaaaaaaaafffffffffffff!!!!