mercoledì, ottobre 26, 2005

A verdade está lá fora?

Este post é dedicado a todos aqueles que juram ter sido abduzidos...
Qua, 26 Out - 11h49

Pessoas que dizem ter sido abduzidas têm memórias falsas


LONDRES (Reuters) - Você se lembra de ter sido abduzido por alienígenas e levado embora numa nave espacial? Você não seria o único.

Milhares de pessoas em todo o mundo afirmam ter tido encontros imediatos como esse, dizem pesquisadores. Mas em um novo estudo, um especialista em psicologia do Goldsmiths College de Londres afirma que essas experiências provam a fragilidade da memória humana e não são indícios de vida em outras galáxias.

"Talvez o que estejamos lidando nesse caso seja com falsas memórias, e não que as pessoas realmente estejam sendo abduzidas e levadas embora a bordo de naves espaciais", diz o professor Chris French, que pesquisou 19 pessoas que afirmaram ter tido essa experiência.

Diversas pessoas afirmam terem sido tiradas de suas camas ou carros por criaturas alienígenas de cerca de 1,20 metro de altura, com braços e pernas finos e cabeças muito grandes, diz French.

Alguns homens dizem que os alienígenas os sujeitaram a dolorosos exames médicos, durante os quais seu esperma foi extraído.

Muitas das experiências ligadas a alienígenas podem ser explicadas por paralisia durante o sono, condição em que a pessoa está acordada e consciente de onde está, mas não consegue se mexer.

A paralisia do sono muitas vezes leva a alucinações, e 40 por cento das pessoas experimentam esse estado pelo menos uma vez na vida, afirma French.

Uma imaginação forte também tem o seu papel. Muitos dos supostos abduzidos por alienígenas já tendiam a fantasiar e também diziam ter visto fantasmas e ter capacidades psíquicas ou curativas.

"As pessoas têm vidas muito cheias de fantasia", diz French, que deve apresentar suas conclusões na quarta-feira, num seminário do Museu de Ciência de Londres. "Tanto assim que muitas vezes misturam o que está acontecendo em suas cabeças com o que ocorre no mundo real."

(Reportagem de David McMahon)



1 comentários:

Samara L. ha detto...

Bizarro.
Saudades.