venerdì, agosto 29, 2008

Cantora nem tão nova , mas...


Não que o nome Vanessa da Mata seja uma novidade no cenário musical brasileiro, mas eu até então conhecia apenas umas quatro músicas, aquelas que ganharam as rádios e tocaram insistentemente graças ao fato de estar na trilha sonora de alguma novela global. Mas agora, escutando a todos os seus discos, percebi que a moça tem talento, uma voz gostosa que se encaixa perfeitamente em músicas sem grandes pretensões, mas ao mesmo tempo delicadas e ricas, ao abordar , principalmente, as relações homem-mulher, em diferentes estágios e condições. Me lembrei muito da Marisa Monte nos áureos tempos de Mais e Barulhinho Bom, em que ela não era fazida, chata e nem se achava sambista.
Vale destacar "Case", linda canção, para embalar todo e qualquer romance cor-de-rosa ou então "Vermelho" ,"Delírio" e "Ilegais" que aborda o lado mais carnal da coisa, com uma mistura de dub, reggae, bossa nova, numa fusão bem brasileira. E entre tantas músicas, encontrei uma que pode ser a trilha momentânea da minha vida:

Está acabando o amor
Você ainda não veio
Não disse, não ligou
Se vem viver comigo

Se me quer como amiga
Se não quer mais me ver
Você vai me esquecer
Você vai me fazer padecer

Está acabando o amor
Você já não me pertence
Eu vejo por aí
Você não está comigo

Nessa nossa disputa
Nesse seu jeito bom
Eu não quero saber
Você vai desdenhar
E vai sofrer

Você vai me destruir
Como uma faca cortando as etapas
Furando ao redor
Me indignando, me enchendo de tédio
Roubando o meu ar
Me deixa só e depois não consegue
Não me satisfaz

Está acabando o amor
Você já não me pertence
Eu sinto por aí
Você não está comigo

Nessa nossa disputa
Nesse seu jeito bom
Eu não quero saber
Você vai desdenhar
E vai perder

Você vai me destruir
Como uma faca cortando as etapas
Furando ao redor
Me indignando, me enchendo de tédio
Roubando o meu ar
Me deixa só e depois não consegue
Não me satisfaz

Pensando em te matar de amor ou de dor eu te espero calada


Para aqueles que conhecem apenas aquelas quatro musiquinhas, sugiro ouvir com atenção a moça. Por incrível que pareça, ela tem boas músicas a oferecer para os mais variados ouvidos.


2 comentários:

Samara L. ha detto...

Gosto muito, muito dela. Case já foi a trilha sonora de um momento da minha vida. Não ouço mais porque muitas letras cortam muito, como essa daí. Mas adoro. Baci.

Rafael ha detto...

Tava conversando sobre ela outro dia com meus colegas de profissão.

Vou ouvir a moça com mais carinho.

Baci. =*